Será que eu estou ficando louca?

0
211

Quantas vezes já escutei essa pergunta, no consultório: será que eu estou ficando louca?

Genericamente, esse questionamento vem de mulheres vivendo relações abusivas que justamente ensejam esse tipo de pensamento, e com ele, a sensação de insegurança e profunda confusão. Elas já não sabem mais se o que fizeram e a forma como interpretaram os fatos foram adequadas. “Será que eu fiz isso mesmo? Será que eu que distorço as coisas?”

Há um tipo de violência psicológica denominada de Gaslighting que justamente significa o tipo de abuso no qual o perpetrador faz a vítima crer que pode estar enlouquecendo. Situações são inventadas para que a vítima duvide de sua interpretação das situações, de sua percepção, de sua memória, atenção etc. O termo indica um ‘apagar e acender de luzes’, ou seja, há uma consciência relativa da situação vivida acrescida da manipulação emocional.

Esse abuso não ocorre apenas nas relações afetivo sexuais. Pode estar presente nas relações entre pais e filhos, entre amigos etc

Então, se por acaso você anda reiteradamente com esse questionamento/sensação, avalie se essa relação não é abusiva… Se for o caso e estiver difícil de romper, reflita sobre a possibilidade de se assessorar com um profissional que possa te ajudar a abrir espaço amoroso de ti para ti mesma, em tua vida.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui